A operação “Limpa Manaus” vai dar início, a partir dessa quinta-feira 17/08, à ações de despoluição visual, na capital amazonense, com a retirada de faixas, banners e engenhos publicitários. A campanha será coordenada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano – Implurb, em parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Amazonas – Creci/AM. As fiscalizações vão ocorrer sempre às quintas-feiras, em vários pontos da cidade, iniciando pelas zonas Centro-Oeste e Centro-Sul.
- Sargento do exército é preso suspeito de matar homem em briga de trânsito, em Manaus
- Polícia Civil prende suspeitos de diversos crimes praticados em Iranduba
A gerente de Engenhos Publicitários do Implurb, Naiara Freitas, explica o objetivo da operação.
Como essas publicidades em postes não são passíveis de regularização pelo Implurb, as ações serão de retirada, sem necessidade de notificação. A arquiteta destaca que ações semelhantes já ocorrem por parte da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana – Semulsp.
O Plano Diretor de Manaus, no Código de Posturas prevê aplicação de infração para a irregularidade, com multa a partir de R$ 134,77. No caso de reincidência, o valor é dobrado. Em caso de denúncias, o cidadão pode ligar no Disque Denúncia do Implurb, por meio do número 3673-9305.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar