A cada ano a Igreja Católica celebra um momento de oração no Dia Mundial da Paz. Para 2024, o Papa Francisco escolheu o tema: “Inteligências Artificiais e Paz”. A temática foi divulgada pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral por meio de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
O Papa Francisco pediu um diálogo aberto a respeito da inteligência artificial (IA), onde a sociedade deve estar preparada para os possíveis efeitos que essa tecnologia pode trazer. É um trabalho que deve ser feito de forma responsável, ética e pensado de forma útil para as pessoas.
Em seu discurso ele afirma: “A injustiça e desigualdades alimentam conflitos e antagonismos. A urgência de orientar a concepção e o uso das inteligências artificiais de forma responsável, para que estejam a serviço da humanidade e da proteção da nossa casa comum, exige que a reflexão ética seja estendida no âmbito da educação e do direito.”
O agente de pastoral da comunicação da Paróquia Santa Rita de Cássia em Manaus, Gabriel Tomé é estudante de Marketing e é muito ligado ao mundo digital. Para ele, a iniciativa do Papa é importante diante dos avanços tecnológicos e do cuidado que principalmente a juventude deve ter, já que a IA pode ser benéfica e maléfica para o mundo.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar