Termo de cooperação prevê o enfrentamento da violência contra a mulher, em 13 municípios do AM

violencia

A parceria inclui a criação de um Observatório de Gênero e de capacitação profissional (Foto Divulgação)

A Unidade Gestora de Projetos Especiais – UGPE e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – Sejusc assinaram um Termo de Cooperação Técnica, nessa segunda-feira 07/08. O acordo prevê ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, em 13 municípios do Amazonas, além da criação de um Observatório de Gênero, de atividades de atendimento e capacitação profissional.

As ações estão previstas no Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior – Prosamin+, que está destinando R$ 2,4 milhões para o fortalecimento dessas políticas públicas, conforme destaca a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa.

O projeto intitulado “Execução de Ações de Empoderamento e Autonomia para as Mulheres da Cidade, do Campo, da Floresta e das Águas” vai abranger a região metropolitana da cidade. A área comporta 60% da população do Estado, formada pela capital Manaus e por mais 12 municípios. A subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, explica que o termo vai garantir estrutura para a implantação das ações.

A meta é atender 2.650 vítimas de violência e outras 6,2 mil com atividades educativas e de sensibilização. Nas ações de qualificação profissional, serão 1.040 mulheres capacitadas e 260 inseridas em cursos de inovação tecnológica.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar