Nessa segunda-feira (31), foram conhecidos os campeões do 65° Festival Folclórico do Amazonas Categoria Ouro. O primeiro turno das apurações, dedicado às danças folclóricas, aconteceu pela manhã, no auditório Daniel Gentil do Centro Cultural Povos da Amazônia, no Distrito Industrial.
Mais de 60 grupos, distribuídos em 13 modalidades, entraram na disputa pelo primeiro lugar da categoria ouro de 2023. Conquistaram o posto: Justiceiros do Sertão, Brilho do Campo, Em Busca da Paz, Baniwa, Serafina, Estrelinha, Explosão Junina na Roça, Maués, Caxemira, Imperatriz do Norte, Café XV de Outubro, Funk na Roça e Garotas da Noite.
O evento folclórico realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Prefeitura de Manaus, aconteceu entre os dias 15 e 26 de julho no CCPA e 28 e 29 de julho, no Sambódromo de Manaus.
Já nas categorias Master A e Master B, os campeões foram os bois-bumbás de Manaus Corre Campo e Brilhante. É a sexta vez consecutiva que o Corre Campo é campeão na categoria Master A. O Brilhante, com a vitória na categoria Master B, ganha o direito de concorrer na categoria Master A no festival do próximo ano.
Na categoria Master A, a soma de 319,9 pontos garantiu ao boi-bumbá Corre Campo o título de campeão. O boi-bumbá Garanhão ficou em segundo lugar com 318,5 pontos e o Galante obteve o terceiro lugar com 316,3 pontos.
Na categoria Master B, o Brilhante se consagrou campeão com 319,2 pontos. O boi-bumbá Tira Prosa ficou em segundo lugar com 319,4 pontos e o terceiro lugar ficou com o boi Clamor de um Povo, com 307,6 pontos.
O campeão da categoria Master A levou à arena do Sambódromo, no último sábado (29), o tema “Corre Campo, o Boi do Brasil”. O Brilhante, campeão da Master B, levou o título com o tema “Fé”, apresentado no Sambódromo na última sexta-feira (28).
Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Fotos: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)