Com 59 anos de fundação, completados no mês passado, o 4° bairro mais populoso da capital amazonense possui, aproximadamente, 90 mil habitantes. A região é conhecida pela forte presença comercial, com centenas de lojas, mercados, feiras, atacadistas, além de abrigar as sedes da Prefeitura de Manaus e do Governo do Amazonas.
- Caravana Cultural da Rio Mar oferta cursos gratuitos para moradores da Compensa
- Fundação Rio Mar promove Caravana Rio Mar Cultural – Arte e Social na zona leste de Manaus
A Compensa já foi chamada de Vila de Sapé, Cidade das Palhas e, por último, recebeu o atual nome, com origem em uma antiga serraria produtora de lâminas de compensado. Com três etapas, o bairro está localizado na zona Oeste de Manaus, a segunda mais extensa, e possui forte atuação da Associação dos Moradores, na promoção de políticas sociais e de cidadania, conforme destaca o presidente do órgão, Alexandre Silva.
A Compensa, também, tem um pé no passado. O bairro surgiu a partir de uma propriedade particular que pertencia a uma família alemã, que migrou para a cidade durante a Segunda Guerra Mundial. Na década de 1960, as terras passaram a ser ocupadas por pessoas que vinham do interior do Estado, em busca de melhores condições de vida.
Hoje, a região emana esporte e cultura, com times locais, agremiações folclóricas e carnavalescas, além da busca por melhorias nos serviços oferecidos pelo Poder Público.
Neste sábado, dia 29 de julho, o bairro vai receber a 1ª Caravana Rio Mar Cultural 2023, que será realizada na rua Santa Rita, na Compensa 3, em frente a Paróquia São Vicente de Paulo. Os moradores vão ter acesso a atendimento médico e psicológico, corte de cabelo, sorteios, atividades físicas e serviços de estética, das 14h30 às 20h30.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar