O Corpo de Bombeiros Militar combateu, entre os dias 12 e 25 de julho, 42 focos de incêndio nos municípios de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré. O trabalho operacional faz parte da primeira fase da Operação Aceiro 2023.
O plano de ação visa combater os focos de incêndios na região sul do Amazonas durante o período de estiagem no estado. Conforme o sistema do Comando de Bombeiros do Interior, dos 42 incêndios atendidos pelos combatentes, 14 foram em Humaitá, 13 em Boca do Acre, nove em Lábrea, sete no município de Apuí e três em Manicoré.
A primeira fase da “Aceiro 2023” termina no dia 8 de agosto, quando os bombeiros destes cinco municípios vão retornar para a capital e um outro efetivo da corporação será enviado para dar sequência com a segunda fase do plano de ação.
A tropa que embarcará para a segunda fase da Aceiro 2023 fará, nos dias 2 e 3 de agosto, o nivelamento técnico no Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente.
O plano de ação “Aceiro 2023” integra a Operação Tamoiotatá 3 – uma força-tarefa que reúne órgãos de segurança pública e de meio ambiente na repressão a crimes ambientais em áreas críticas de desmatamento e queimadas.
Com informações do Corpo do Bombeiros
Fotos: Divulgação/CBMAM