Campanha “Coração Azul”: Combate ao tráfico humano terá diversas ações no Amazonas

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente, 2,5 milhões de pessoas são afetadas pelo tráfico de humano. Um crime que movimenta cerca de 32 bilhões de dólares por ano. Para combater este ato, no dia 30 de julho uma série de atividades será realizada ao redor do mundo.

Os números preocupam. Entre 2012 e 2019, 5.125 denúncias de tráfico humano foram feitas no Disque Direitos Humanos (Disque 100) e 776 denúncias na Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180). Já no Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan) foram contabilizadas 1.901 notificações entre os anos de 2010 a 2022.

Um dos coordenadores da Organização Internacional para as Migrações (OMI) da ONU no Brasil, Admar Fontes Júnior, destaca as principais finalidades da prática do tráfico humano.

O Brasil aderiu à campanha “Coração Azul”, promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Em Manaus, as atividades ocorrem a partir desta segunda-feira, 24, e seguem até o dia 31 de julho, visando ações de conscientização e combate ao tráfico de pessoas.

Na capital, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc) realizará a partir de hoje abordagens em áreas estratégicas como o aeroporto, postos e portos da Região Metropolitana. Além de averiguações de denúncias e encaminhamentos às redes de proteção.

A campanha também terá programação nos municípios de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira nas primeiras semanas de agosto. Nestas cidades serão realizadas oficinas, ações de sensibilização no porto da cidade, cine debate para a população local, visitas em comunidades indígenas e rodas de conversas em unidades prisionais.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc