A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas – FCecon intensifica as ações da campanha “Julho Verde”, nesta última semana do mês, e alerta à população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. A doença afeta boca, língua, seios da face, laringe, faringe, glândulas salivares, tireoide e outras partes do corpo.
- Unidades de Saúde Móveis ofertam serviços na Cidade Nova e Cidade de Deus na próxima segunda-feira
- Fila de espera: 700 pacientes do Amazonas aguardam a realização de transplante de rins
Para 2023, o Instituto Nacional de Câncer – Inca estima em torno de 340 novos casos da enfermidade, na população amazonense. Já no âmbito nacional, são aguardados 39 mil registros da doença. O cirurgião de cabeça e pescoço da Fundação Cecon, Fábio Bindá, explica sobre os fatores que aumentam as chances de se adquirir a patologia.
Quando são diagnosticados, precocemente, a probabilidade de cura aumenta, consideravelmente, chegando até 90% dos casos. O especialista alerta para a importância do acompanhamento médico constante.
A Fundação Cecon é referência no tratamento do câncer de cabeça e pescoço, tanto para os casos diagnosticados, precocemente, como nos que necessitam de intervenções cirúrgicas, quimioterapia e radioterapia. O acompanhamento é realizado de forma multidisciplinar, com cirurgiões especializados, oncologistas clínicos, radioterapeutas, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar