O relatório mundial sobre audição da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas terão algum grau de perda auditiva até 2050. Desse total, ao menos 700 milhões vão precisar de cuidados auditivos e outros serviços de reabilitação. Números expressivos que reforçam a importância do check-up regular.
O Amazonas conta com um Centro Especializado em Reabilitação Auditiva (CER), na Policlínica Codajás. O número de exames audiólogicos realizados apresentou aumento no primeiro semestre de 2023, quando foram registrado 900, contra 800 no ano anterior. Neles estão inclusos: avaliação audiológica, com exames de audiometria e emissão otoacústica.
A fonoaudióloga do CER, Karla Crispim, explica que os exames são importantes para as pessoas verificarem a saúde do sistema auditivo.
O serviço conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, assistente social, responsáveis por diagnosticar, avaliar, habilitar e reabilitar as funções auditivas. Os procedimentos estão disponíveis e são agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Eles podem ser realizados em diferentes unidades de saúde, assim como no CER IV, módulo auditivo.
A vacinação contra meningite e rubéola, a melhoria dos cuidados e neonatais, bem como o tratamento precoce da otite média são consideradas medidas de prevenção a doenças auditivas.
Rádio Rio Mar
Foto: Ilânia Lima/SES-AM