A Mostra de Cinema Espanhol Contemporâneo inicia nesta terça-feira (18), às 18h30, e segue até o próximo dia 21, no Cineteatro Guarany, localizado na avenida Sete de Setembro, anexo ao Palácio Rio Negro, Centro.
Durante os quatro dias, serão apresentados filmes premiados em diversas categorias de festivais internacionais de cinema, com o objetivo de revelar a diversidade cultural e linguística da Espanha.
A Mostra é uma parceria da Embaixada da Espanha com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Na estreia de amanhã (18), será exibido o filme “Campeões (Campeones)” de Javier Fesser. O principal gênero é a comédia, e a obra possui 124 minutos de duração.
Na quarta-feira (19), a obra apresentada será “O Que Arde (Lo Que Arde)”, do diretor Óliver Laxe. Já na quinta (20), serão exibidas duas obras em um mesmo dia, ambas do gênero documentário. Com 75 minutos de duração, “Generación: Buñuel Lorca Y Dalí”, traça a trajetória do trio de ouro da cultura espanhola do século XX, Luis Buñuel, Federico García Lorca e Salvador Dalí, como nunca antes vista.
Já o documentário “Terra de Pandeiretas”, tem duração de 18 minutos e mostra a riqueza da música e da tradição cultural do nordeste espanhol, trazendo ao espectador a musicalidade e oralidade passada de geração em geração, tendo as mulheres como elo principal. Encerrando a programação, na sexta-feira (21), o cineteatro receberá o filme “Yuli”, sob direção de Icíar Bollaín.
Todos os filmes da mostra serão exibidos na íntegra, em suas versões e idiomas originais, com uso de legendas em português.
Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Fotos: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa