O Boletim InfoGripe, divulgado nessa quarta-feira (12), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que as infecções pelo vírus Sars-Cov-2, que causa a Covid-19, estão em queda na população adulta na maioria dos estados. O levantamento também mostra que há indícios de interrupção no aumento dos casos relacionados ao vírus Influenza A.
Na população infantil, o vírus sincicial respiratório (VSR) continua sendo o principal vírus identificado. Já em relação ao quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o estudo sinaliza queda nos novos casos na tendência de longo prazo, nas últimas seis semanas, e de crescimento em curto prazo, nos últimos 21 dias.
Acre, Amapá, Goiás, Pará e Rio Grande do Norte apresentam sinal de aumento de SRAG na tendência de longo prazo. Os dados do boletim mostram que, no Acre, Amapá, Pará e Rio Grande do Norte, o crescimento recente está atingindo principalmente as crianças. Já em Goiás, o aumento de síndrome respiratória aguda grave está presente nas crianças e adolescentes e também entre os idosos, a partir de 65 anos.
Nove capitais têm indícios de crescimento de casos de SRAG: Belém, João Pessoa, Macapá, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro e São Luís. Na maioria, as crianças são as mais atingidas.
Com informações da Agência Brasil
Fotos: Divulgação