Nessa quarta-feira (12), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar abriu, oficialmente, a 44ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). A solenidade, que aconteceu na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, zona Centro-Oeste, marcou a abertura da principal competição esportiva entre escolas públicas e particulares do estado. Até o dia 23 de julho, mais de 7,6 mil atletas vão disputar as melhores colocações em 20 modalidades esportivas.
O evento contou com representantes de 35 municípios do Amazonas e a cerimônia de abertura teve desfile das delegações, além do acendimento da Pira Olímpica e o Juramento do Atleta, proferido por todos os estudantes atletas presentes.
Participam do JEAs, escolas federais, estaduais, municipais e privadas. A diversidade neste sentido, conforme o secretário executivo adjunto de Desporto Escolar, Fabinho Albuquerque, é o que molda o caráter de importância desta competição, que é a maior entre estudantes do Estado.
Além de ser uma tradição, os JEAs são esperança para esses estudantes, que vêm de todos os cantos do Amazonas em busca de competir e ter novas experiências. Aqui, eles entram em contato com muitas realidades diferentes e aprendem muito em todo processo, ressaltou.
Entre as 37 delegações, estão presentes estudantes de 36 municípios do Estado: Alvarães, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tefé, Uarini, Urucará, Urucurituba.
Após a solenidade de abertura, as competições iniciam nesta quinta-feira (13), com a primeira disputa acontecendo nos esportes coletivos, além do Xadrez, Tênis de Mesa, Atletismo e Badminton.
Disputas nacionais
Além do âmbito estadual, o JEAs também é classificatório para competições nacionais, como os Jogos da Juventude, disputa organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).
Com informações da assessoria
Fotos: Euzivaldo Queiroz e Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto