Deu início nesta terça-feira, 11, o curso sobre empreendedorismo e a Economia de Comunhão. A atividade é promovida pela Arquidiocese de Manaus em parceria com o Movimento Focolares até o dia 15 de julho, no Centro de Formação Arquidiocesano (CEFAM).
A economia de comunhão tem por objetivo humanizar os negócios através de uma cultura solidária, ajuda mútua, acolhendo pessoas em vulnerabilidade social, excluídas do sistema econômico. Conta com a parceria de diversas empresas que contribuem para a difusão da cultura da partilha, oferecendo preparo e projetos de desenvolvimento.
O curso é facilitado pelo empreendedor, professor e estrategista de carreiras e negócios, Rodrigo Apolínario. Segundo o especialista, a oficina visa florescer a visão empreendedora dos participantes acerca daquilo que eles já têm, ou da criação de um determinado produto para ser ofertado no mercado de trabalho. É um espaço aberto para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica que almejam um ramo para sua subsistência.
As oficinas são divididas em 3 etapas: Na primeira etapa, o curso “Vai que dá” no formato presencial, em que os alunos vivem uma profunda imersão sobre a jornada e a descoberta empreendedora, decidem um negócio a seguir e fazem uma experimentação da ideia de negócio; na segunda etapa, curso “Já é”, no formato online, em parceria com a organização Artemisia, onde estimula o marketing digital, mecanismos de vendas online e é disponível via WhatsApp; e na terceira etapa, acontece os encontros com os multiplicadores do projeto Economia de Comunhão da região local, destaca Rodrigo.
Geraldo Felizardo de 68 anos é administrador de empresas e gestor imobiliário, durante a pandemia migrou do ramo administrativo para o setor de imóveis e busca estratégias para o novo empreendimento, para ele o espaço é de aprendizagem.
O curso é gratuito e acontece no Auditório Mãe Paula no Cefam. Aos que desejarem participar, as inscrições serão aceitas até hoje às 13h. O link de inscrição está disponível em Inciativas de Formação Empreendedora. Informações pelo telefone (92) 99219-1762.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar