Mais de 1.300 produtos são reprovados pelo Ipem/AM, em 90 dias de fiscalização

ipem

Dez empresas foram notificadas por comercializarem produtos irregulares (Foto Divulgação)

Nessa segunda-feira 10/07, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas – Ipem/AM divulgou o balanço das ações do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, coordenado pelo Inmetro. As inspeções duraram 90 dias e resultaram na avaliação de 15.813 produtos comercializados em Manaus e na Região Metropolitana.

Dentre os itens verificados, estavam brinquedos, taxímetros, cabos e fios, bijuterias, colchões e colchonetes e componentes de Gás Veicular. Ao todo, 1.387 produtos foram reprovados, por não estarem de acordo com os padrões de conformidade estabelecidos pelo Inmetro.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem Amazonas, Renato Marinho, as ações reforçam, aos consumidores, a necessidade da fiscalização.

A força-tarefa iniciou no dia 11 de abril, em todo o país, para coibir a comercialização irregular de produtos. No âmbito nacional, cerca de 3 milhões de itens foram verificados, sendo encontradas irregularidades em, aproximadamente, 100 mil.

Os dados apontam, ainda, que os objetos que mais apresentaram desconformidade foram os cronotacógrafos, com 9%, que são aqueles equipamentos que medem a velocidade e a distância percorrida pelos veículos de transporte; seguido das bijuterias, com 9%; e das balanças comerciais, com 8%. Marinho faz um alerta, aos consumidores, na hora das compras.

Em caso de denúncias de irregularidades, os consumidores devem entrar em contato com a ouvidoria do Ipem Amazonas, por meio do número de telefone: 0800 092 2020, ou pelas redes sociais do órgão.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar