A Companhia de Gás do Amazonas – Cigás, está ampliando a rede de abastecimento de Gás Natural Veicular – GNV, na capital amazonense. Mais um posto, em Manaus, iniciou a operação com o combustível fóssil, localizado na avenida Mário Ypiranga, na zona Centro-Sul da cidade. O ponto de abastecimento tem capacidade de atender cerca de 1.000 veículos por dia.
- Consumo de Gás Natural Veicular continua registrando alta no Amazonas
- Gás natural, matriz econômica que se consolida no Amazonas
Outros dois postos estão em fase de preparação para receber a infraestrutura, e já encontram-se interligados à rede de distribuição de gás natural que, atualmente, opera com 252 quilômetros de extensão. O diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia Júnior, afirma que a concessionária vem trabalhando para expandir a rede de abastecimento.
Desde a sua implantação, no Amazonas, o gás natural veicular tem sido uma alternativa mais econômica, em comparação à gasolina e ao etanol. Um levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, referente ao período de 18 a 24 de junho, indica que os motoristas amazonenses, que rodam com GNV, chegam a economizar 46%, em relação à gasolina, e 49% com o etanol.
Outro aspecto considerado é o ambiental, já que o gás natural é o combustível fóssil menos poluente. O GNV também prolonga a vida útil do veículo, porque não queima óleo e nem produz impurezas no motor. Clóvis destaca que a expansão da rede de abastecimento, também, depende da alta da demanda pelo produto.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar