Os influenciadores João Lucas da Silva Alves, 24, conhecido como “Lucas picolé”; e Enzo Felipe da Silva Oliveira, 24, o “Mano queixo”, foram presos durante a Operação Dracma, realizada pelas equipes do 13º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Com eles, foram encontradas drogas sintéticas, munições e uma motocicleta adulterada. A influenciadora Isabelly Aurora também é alvo da operação.
Conforme o delegado Cícero Túlio, as investigações apontaram que os influenciadores atuam promovendo a divulgação de sorteios clandestinos sem registro por meio das redes sociais, escoando posteriormente os valores, para dissimular e ocultar, dificultando a atuação de autoridades de fiscalização e controle.
- Operação combate esquema que favoreceu empresa em contrato de serviço para hospital público
- Operação investiga casos de sonegação fiscal em contratos de empresas de limpeza pública
Foi apurado também que boa parte dos prêmios é comprada em nome dos ganhadores antes dos sorteios ocorrerem, levando a crer que em alguns casos, o próprio ganhador tem participação no esquema criminoso. Segundo o delegado, foi possível identificar a ligação dos investigados com influenciadores de outros estados, que utilizam a mesma plataforma de sorteios. A suspeita é que exista uma grande rede de criminosos que operam esse esquema em todo o Brasil.
Entre os crimes estão estelionato, lavagem de dinheiro, associação criminosa, fraude no comércio, receptação qualificada, promoção de jogos de azar, publicidade enganosa e crimes contra as relações de consumo. Durante a ação, foram apreendidos veículos de luxo, além de material de vestuário como roupas e bonés.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar