O Brasil tem a primeira ocorrência de vírus da influenza aviária em aves domésticas. O caso foi registrado em uma criação de subsistência no quintal de uma casa na cidade da Serra, no Espírito Santo.
Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que esse é o primeiro foco identificado em aves domésticas desde a entrada do vírus no Brasil, no dia 15 de maio. Ainda conforme a publicação, a ocorrência do foco confirmado em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.
As medidas sanitárias já estão sendo aplicadas para contenção e erradicação do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Além disso, estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região relacionada ao foco.
Segundo a pasta, há 50 focos de IAAP detectados em aves silvestres no Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Nesta quarta-feira (28), as ações de comunicação sobre a doença e as principais medidas de prevenção foram reforçadas para aumentar a conscientização e sensibilizar a população e os criadores de aves, com foco para a imediata notificação de casos suspeitos da doença e o fortalecimento das medidas de biosseguridade.
Com informações da Agência Brasil
Fotos: Divulgação