A pesquisa teve início nesta segunda-feira, 26, e segue até o dia 3 de julho na ilha tupinambarana. A intenção é abordar 4 mil turistas e moradores de Parintins durante a semana do 56º Festival Folclórico. A meta é avaliar o perfil dos turistas e percepção da população para auxiliar no desenvolvimento das atividades turísticas e de infraestrutura da localidade.
Ao todo, 18 profissionais atuarão em diversas áreas da Ilha Tupinambarana como a Praça da Catedral, Porto, Praça Digital, Turistódromo e Bumbódromo para alcançar o maior número de pessoas. Para os visitantes do Turistódromo, a pesquisa será digital por meio de escaneamento de QR Code da pesquisa ou utilizando um dos dispositivos móveis da Amazonastur.
De acordo com o chefe do Departamento de Estatística da Amazonastur, Francisco Alves, a pesquisa é uma forma de ter um festival e uma cidade mais preparada para atender a demanda populacional e turística.
A Pesquisa Socioeconômica com os Turistas abordará questões relacionadas a perfis, características relacionadas a estadia em Parintins, gastos e avaliação dos serviços e infraestrutura básica e turística. Já na Pesquisa Percepção da População, além do perfil dos entrevistados serão contempladas questões relacionadas à opinião da população sobre a atividade turística e avaliação dos serviços e infraestrutura do município.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa