Manaus registrou 250 mortes pela Aids e 1300 novos casos de HIV, em 2022

Dados da Secretaria de Saúde de Manaus apontam que a capital amazonense registrou mais de 1.300 novos casos de HIV em 2022. Destes, 986 na faixa etária de 20 a 39 anos. O maior quantitativo de confirmações são entre homens, 1070. Já de Aids foram mais de 340 registros. No Amazonas, o número de pessoas que vivem com HIV/Aids é de aproximadamente 18.500.

Em Manaus, é disponibilizado o serviço de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV que consiste no uso diário ou por demanda de medicação antirretroviral, combinando dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que evitam que a pessoa seja infectada pelo vírus. A estratégia reduz em mais de 90% o risco de infecção pelo vírus.

A responsável técnica de HIV/Aids da Gerência de Vigilância Epidemiológica (Gevep) da Semsa, Rita de Cássia de Jesus, destaca que o serviço é ofertado quatro unidades da rede municipal.

Os serviços são disponibilizados nas unidades Carmen Nicolau (zona Norte), Fábio do Couto Valle (zona Leste), Doutor Luiz Montenegro (zona Sul) e UBS Ajuricaba (zona Oeste). Atualmente, a capital amazonense possui 1.367 usuários ativos no serviço preventivo à doença.

As pesquisas no âmbito de medicações que evitam a infecção pelo vírus HIV avançam. A pesquisadora adjunta da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, Camila Bôtto, diz que a instituição médica realiza estudos para fortalecer os métodos preventivos contra a doença.

Em 2022, Manaus registrou 250 mortes pela Aids.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil