A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) é a responsável pela captação e distribuição de bolsas de sangue para unidades hospitalares no Estado. Para atender os que necessitam da doação ações estão sendo intensificadas durante a campanha Junho Vermelho “Conheça, doe e salve vidas”.
A partir desta segunda-feira, das 8 às 12h e 14h às 17h, tem inicio um mutirão de emissão de carteirinha de doador. A ação acontece até o próximo sábado, dia 17. A iniciativa tem o objetivo de levar informação para o público e despertar o interesse pela doação voluntária de sangue.
Pode ter acesso a carteirinha, aquele que tem mais de três doações no período de 12 meses. Para solicitar o documento é preciso levar uma foto 3×4 atualizada. Nele irá constar o nome e os dados do doador. A gerente de captação do Hemoam, Nívia França, destaca as vantagens de quem se torna um doador fidelizado devido a existência de uma lei municipal (nº 391/2014) e outra estadual (nº404/2017).
Com uma bolsa é possível salvar até quatro vidas. De acordo com o Hemoam, a baixa assiduidade de doadores é preocupante. Ela reflete em quem precisa receber sangue nas unidades hospitalares. Algumas tipagens sanguíneos exigem uma demanda maior.
Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável legal. É necessário estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto.
O Hemoam funciona de segunda a sábado, de 7h às 18h, na avenida Costantino Nery, nº 4397, bairro Chapada, próximo a Arena da Amazônia.
Pré-requisitos para doação
Confira quais são todos os pré-requisitos necessários para quem desejar se tornar um doador de sangue, no Manual do Doador A a Z do Hemoam.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil