Abrasel AM aponta carência de profissionais de panificação, gastronomia e confeitaria

Dados do Instituto Foodservice Brasil apontam crescimento de 7,5% para estabelecimentos que comercializam alimentos e bebidas em 2023. Dados do IBGE indicam que bares e restaurantes foram responsáveis pela criação de quase 50 mil vagas de emprego no primeiro trimestre do ano. Os números são positivos, mas geram preocupação por parte da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel/AM). O motivo seria a falta de mão de obra qualificada.

Em Manaus, a nova escola de gastronomia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) pretende reverter essa situação.Segundo Rodrigo Zamperlini, presidente da Abrasel Amazonas, implantação deste sistema educacional poderá suprir a carência de profissionais no setor do Estado.

O local receberá 540 alunos, divididos nos cursos técnicos de Panificação, Gastronomia e Confeitaria, com carga horária de 800 horas e conclusão em dois semestres. A escola terá uma formação abrangente, desde o básico até técnicas avançadas de culinária.

A escola profissional está localizada na Avenida Tarumã, em frente à Escola Estadual Ribeiro da Cunha, no Centro de Manaus. Os cursos terão turmas nos três turnos, e as aulas iniciam em 12 de junho, na próxima segunda-feira. Como destaca a Hellen Matute, diretora-presidente do Cetam.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação