O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) constatou, nessa terça-feira (6), irregularidades na pesagem de produtos expostos em um supermercado na zona Leste de Manaus.
A ação foi realizada após denúncias registradas na Ouvidoria do órgão. Durante a verificação dos produtos pré-medidos, as equipes retiraram das prateleiras bandejas com charque e calabresa fatiada, cujo peso informado na embalagem não condizia com a indicação da balança.
Os produtos foram retirados da exposição porque o peso indicado na balança foi inferior ao declarado na embalagem. Por conta dessa infração, o supermercado foi notificado e todo o material, conforme a legislação vigente, terá de ser reembalado e novamente pesado para voltar a ser comercializado, explicou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.
Ainda segundo o diretor-presidente do órgão, os fiscais verificaram que o estabelecimento não descontou o peso da embalagem.
Na inspeção de balanças, três foram reprovadas pelas equipes de fiscalização. Os equipamentos deverão passar por um processo de correção em uma oficina credenciada pelo Ipem-AM.
O supermercado foi notificado e terá um prazo de dez dias para fazer as devidas correções e apresentar defesa junto ao órgão. As infrações são passíveis de penalidades, com aplicações de multas que variam de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão.
Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, no telefone 0800 092 2020, segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, ou pelo site:
Com informações da assessoria
Fotos: Alexandre Vieira/Ipem-AM