Amazonas ocupa a 3ª posição na taxa de gravidez entre adolescentes da região Norte

A posição do Amazonas foi apontada por um levantamento realizado pela Associação Gênero e Número. De acordo com o estudo, os cinco estados brasileiros com maior taxa de fecundidade entre meninas de 10 a 14 anos estão na região Norte. A primeira colocação é do estado de Roraima, seguido do Acre, Amazonas, Pará e Amapá. Para chegar aos dados foram utilizados dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos do Ministério da Saúde e da projeção de população do IBGE.

De acordo com a presidente da Comissão da Mulher, Família e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Amazonas, Alessandra Campêlo, os índices revelam a violência sexual praticada contra meninas principalmente no interior do estado.

Para a parlamentar a logística do Amazonas dificulta o acesso as comunidades do interior onde são comuns os casos de violência sexual contra adolescentes.

A pesquisa ainda indica que a fecundidade de meninas de 10 a 14 anos de idade em alguns locais é superior a fecundidade de mulheres de 45 a 49 anos. A gravidez precoce acarreta diversas consequências, tanto para a gestante quanto para o bebê. Elas vão desde a questão mental, a saúde e socioeconômica.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação Fiocruz