Doar sangue é um gesto de solidariedade, os doadores realizam um ato altruísta. Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. Os hemocentros precisam de doadores todos os dias, afinal o consumo é diário e contínuo por diversas situações, como: cirurgias de urgência e eletivas, anemias crônicas, tratamento de câncer e outras doenças graves.
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) tem mais de 500 mil pessoas cadastradas para a doação de sangue, mas na prática menos de 8% desse público é assíduo. Cenário que preocupa e deixa os estoques abaixo do nível ideal em vários momentos do ano.
De acordo com a gerente de captação do Hemoam, Nívia França, alguns fatores colaboram para a baixa de assiduidade.
Uma pesquisa realizada pelo hemocentro identificou que as fake news são outros entraves para a doação de sangue.
Para à falta de informações sobre os pré-requisitos e até de fake News sobre a doação de sangue, o Hemoam está realizando uma série de atividades em alusão ao Junho Vermelho (mês de conscientização sobre a doação de sangue), como blitz em avenidas movimentadas Manaus.
Diversas palestras educativas em escolas, hospitais e um mutirão de emissão de carteirinha de doador, acontecerá de 12 a 17 de junho. Já no dia 14, quando é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o hemocentro fará homenagens, oferecerá alguns serviços gratuitos e promoverá dinâmicas com os doadores que comparecerem nesse dia.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil