Junho é marcado pelo combate a um ato recorrente: a violência contra pessoas idosas. Para chamar a atenção e promover a conscientização social, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realiza a campanha “Um grito pela paz, e um basta pela violência contra os idosos do Amazonas”. A ação vai promover durante todo o mês, uma série de atividades com blitz, palestras, mobilizações e atos públicos.
Euler Ribeiro se sente feliz com o início da campanha, e reforça que as pessoas da terceira idade merecem respeito e amor.
- Amazonas tem uma média diária de cinco casos de violência contra idosos
- 163 inquéritos de violência contra idosos foram enviados à Justiça do Amazonas este ano
O Ministério dos direitos humanos aponta que os agressores na maioria dos casos são os filhos, seguidos de vizinhos e netos. A delegada Andrea Nascimento, titular da delegacia Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso, destacou que as ações são necessárias para prevenir a violência e saber como apoiar as vítimas, quando necessário.
O disque 100 registrou no ano passado, mais de 35 mil denúncias de violações contra os direitos das pessoas idosas, 87% das agressões acontecem no âmbito familiar. No estado, Manaus, Manacapuru, e Presidente Figueiredo são os municípios com os maiores índices de violência contra pessoas idosas, como explica a secretária executiva da Seadpi, Anne Alves.
As denúncias de violência contra idosos podem ser feitas de maneira anônima, pelo disque 100, o número 181 da Secretaria de Segurança Pública e também 190 da Polícia Militar.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar