Entre os dias 22 e 25 de maio, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fiscalizou postos e distribuidoras de combustível líquido e GLP (gás de cozinha) em 14 unidades da federação do país. Foram encontradas irregularidades em equipamentos e na composição dos combustíveis em quase todas as localidades, entre elas o Amazonas.
As ações foram realizadas após a mudança na política de preços da Petrobras, anunciada no último 16 de maio. Elas contaram com o apoio do Procon e de outros órgãos de defesa do consumidor, e fizeram parte do Mutirão Nacional do Preço Justo dos Combustíveis. Também houve participação de outros órgãos públicos.
No Amazonas, foram escolhidos 11 postos de combustíveis, além de um revendedor na navegação interior e seis distribuidores. No município de Itapiranga, um posto estava com a medida-padrão de 20 litros defeituoso.
Os estabelecimentos autuados pela ANP podem pagar multas que variam entre R$ 5 mil e R$ 5 milhões. Consumidores podem denunciar irregularidades no mercado de combustível diretamente no site da instituição ou pelo telefone 0800 970 0267 (ligação gratuita).
Com informações da assessoria
Fotos: Agência Brasil