Um levantamento realizado pelo Banco Mundial revelou que o brasileiro tem que trabalhar, pelo menos, 1.500 horas por ano, para pagar impostos. Os tributos são determinados na Constituição Federal e são repassados para as administrações federal, estaduais e municipais para o custeio da máquina pública.
- Petrobras protocola pedido de reanálise de licença ambiental para exploração na Foz do AM
- Distrito de Micro e Pequenas Empresas visa regulamentar microindústrias de Manaus
Entre os países pesquisados, a república brasileira é líder isolada, com 500 horas a mais que o segunda colocada, a Bolívia, cujo os habitantes precisam trabalhar 1.000 horas por ano, para pagar impostos. Em terceiro lugar, está a Venezuela, onde os habitantes laboram 920 horas por ano, para custear os tributos. O economista, Eduardo Souza, explica que o sistema tributário do Brasil está defasado e sem efetividade.
O especialista revela que a alta carga tributária gera impactos e impede o crescimento econômico.
De acordo com dados do Tesouro Nacional, divulgados, pela última vez, em abril do ano passado, a carga tributária bruta da União foi de 33,90% do Produto Interno Bruto – PIB do Brasil, o que representa um aumento de 2,14%, em relação a 2020. Uma eventual simplificação de impostos poderia incentivar o consumo e atrair investimentos para o país.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar