A Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19, seguirá disponível à população neste sábado (27/5), em nove unidades de saúde da capital, com pelo menos uma em cada Distrito de Saúde (Disa) da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que o imunizante será ofertado no horário das 8h às 12h.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, destaca que os nove pontos são referências para a vacinação de bebês a partir de 6 meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os usuários devem apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina.
“As unidades abertas neste sábado estão abastecidas com todas as vacinas contra a Covid-19, inclusive a bivalente, que garante proteção contra as formas graves causadas pela cepa original e pela variante ômicron”, informa Shádia.
A secretária reforça que a bivalente está liberada para toda a população a partir de 18 anos de idade, que tenha recebido a segunda dose ou alguma dose de reforço há pelo menos quatro meses. Grupos prioritários podem receber a bivalente a partir dos 12 anos de idade, no mesmo intervalo.
São eles: imunossuprimidos, indígenas aldeados, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas, e pessoas vivendo em instituições de longa permanência.
As crianças e adolescentes devem manter o esquema vacinal atualizado com três doses. O Ministério da Saúde também preconiza uma dose adicional para crianças de 5 a 11 anos, com alto grau de imunossupressão, com intervalo de 4 meses ou mais a partir do recebimento da terceira dose.
“Precisamos que as pessoas tenham a responsabilidade de manter o cartão vacinal atualizado e incentivem uns aos outros a se manterem protegidos. Já aplicamos mais de 5,3 milhões de doses desde o início da campanha, e seguimos avançando na imunização da população”, pontua Shádia.
Veja os pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (27/5):
Zona Norte
Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul;
USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova 1;
USF Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina.
Zona Sul
USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores.
Zona Leste
USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi;
USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário;
USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves.
Zona Oeste
USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória;
USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1.
Vacinação Influenza
Devido à confirmação de um caso de poliomielite no Peru, que faz fronteira com o Amazonas, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de multivacinação no estado. A mobilização para esta vacinação segue até a próxima semana.
Em Manaus, conforme a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, são ofertadas 171 salas de vacina durante a rotina. Para facilitar o acesso dos usuários, nove unidades estendem o funcionamento até 20h em dias úteis, e abrem aos sábados de 8h às 12h.
“A cidade de Manaus, assim como o restante do país, apresenta coberturas vacinais muito abaixo da meta, e isso significa que corremos risco de sofrer com o retorno de doenças já controladas ou erradicadas”, alerta Isabel.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o público de 0 a 14 anos residente em Manaus é estimado em 551.268 pessoas. A meta preconizada para as 18 vacinas do calendário básico é de 95% de cobertura, mas apenas a vacina BCG está acima da meta na capital amazonense.
“Esses imunizantes protegem os jovens contra doenças graves, como poliomielite, sarampo, febre amarela, influenza, tétano e difteria. Muitas dessas enfermidades não são vistas hoje em dia porque existe a vacinação, e precisamos continuar vigilantes”, pontua.
A enfermeira destaca que metade das vacinas do calendário básico são aplicadas nos primeiros 12 meses de vida, o que exige uma maior atenção e participação dos pais de crianças menores de 1 ano de idade. Segundo o IBGE (2021), esse público é estimado em 34.592 bebês.
Influenza
No dia 18/5, a Semsa liberou a vacina contra a influenza para toda a população, a partir de 6 meses de idade. O público pode aproveitar para acessar as salas de vacina e receber o imunizante contra a doença, inclusive jovens a partir de 15 anos e adultos.
“Temos 350 mil doses da vacina contra a influenza disponíveis no município, que serão ofertadas até o esgotamento dos estoques”, reforça Isabel.
Com informações Semsa
Fotos: Divulgação
Leia também: