A 17ª edição do Dia Livre de Impostos acontece nesta quinta-feira, dia 25 de maio e contará com a participação dos principais shoppings de Manaus, supermercados e diversos estabelecimentos de diferentes segmentos comerciais.
De acordo com os organizadores, picanha, rodízio de sushi, produtos para pets, pneus e milk-shake estão entre os produtos que serão vendidos sem impostos. O coordenador da CDL Jovem Manaus, Matheus Demasi, destaca a importância de transmitir aos consumidores o conhecimento sobre os tributos pagos em cada produto e a necessidade de conscientizar a população sobre a realidade.
“Queremos transmitir aos consumidores a compreensão do quanto eles pagam em tributos em cada produto. Ao destacar os encargos tributários relacionados aos itens do dia-a-dia, nossa abordagem prática visa facilitar essa compreensão. Ao abranger os shoppings, que oferecem uma grande variedade de lojas e estabelecimentos, proporcionamos aos consumidores uma oportunidade clara e concreta de visualizar a quantia de tributos que estão sendo pagos. Nosso objetivo é conscientizar a população e incentivar discussões sobre a alta carga tributária que, infelizmente, não se traduz em benefícios para os cidadãos”, explicou Matheus Demasi.
Um estudo do Banco Mundial revelou que as empresas brasileiras gastam em média entre 1.483 e 1.501 horas por ano com obrigações tributárias. Esse é o maior intervalo de tempo entre todos os países do mundo, evidenciando a complexidade e o tempo para cumprir as obrigações fiscais.
O impacto dessa alta carga tributária é sentido diretamente no bolso do consumidor. Ao adquirir um produto ou serviço, o consumidor não apenas paga pelo valor do item em si, mas também pelos impostos embutidos no preço final. Quanto maior a carga tributária, maior será o preço pago pelo consumidor, o que pode limitar o poder de compra e reduzir a qualidade de vida.
Além disso, os altos impostos têm consequências para as empresas, afetando sua capacidade de investimento e, por consequência, a economia como um todo. A necessidade de dedicar tempo e recursos para cumprir as obrigações tributárias pode reduzir a eficiência e produtividade das empresas, prejudicando seu crescimento e competitividade.
É importante ressaltar que a falta de transparência na cobrança de impostos e a falta de retorno dos investimentos são problemas que precisam ser enfrentados pelo país. É necessário buscar soluções que promovam uma carga tributária justa e que efetivamente contribua para o desenvolvimento econômico e social.
O Dia Livre de Impostos (DLI) é uma ação de Conscientização promovida pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) de todo Brasil que compõe o sistema CNDL e com participação da sociedade contra a alta carga tributária e o baixo retorno dos impostos arrecadados em saúde, educação, transporte e segurança para população. O DLI tem mais de 30 anos no Brasil e em 2010 teve sua primeira edição em Manaus! Esse protesto contra os altos impostos acontece de forma simultânea em diversas cidades do Brasil.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar