Representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) estiveram no município de Presidente Figueiredo para fiscalizar a coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos gerados, bem como realizar orientações técnicas quanto a construção de um aterro sanitário na localidade.
O funcionamento do novo aterro ainda não tem data. É preciso atender algumas demandas específicas, como destaca o Edson Pinheiro, analista ambiental do Ipaam.
A construção de empreendimentos desse porte visa organizar e melhorar o acondicionamento de resíduos sólidos, para o descarte adequado do lixo produzido pela população. Na ocasião foram analisados dados, como profundidade das valas que serão cavadas para o aterramento dos resíduos, sistemas de drenagem de gás e chorume, além da localização em que se dará a construção do empreendimento.
De acordo com o Ipaam, o projeto de aterramento deve ser muito bem planejado e conter especificações necessárias para a eficácia do sistema. O aterro sanitário é considerado eficiente e seguro para a destinação de resíduos sólidos coletados em uma cidade.
Rádio Rio Mar
Foto: Sephora Melo/Ipaam