Três missionárias da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, mais conhecidas como Sacalabrinianas, desenvolvem o projeto Mujeres Activas, para auxiliar 200 mulheres venezuelanas. O projeto existe desde o final do ano de 2019, e o trabalho consiste em orientar, promover formação, ajudar na aquisição de material para que estas obtenham renda através da venda de cafezinho nas ruas do centro da cidade.
A religiosa Irma Dinair Xavier afirma que as 200 mulheres acompanhadas estão divididas em 8 grupos. São migrantes que buscam formas de sobreviver e enquanto não conseguem um emprego fixo, elas buscam seu sustento com a venda de café, chá, achocolatado e café com leite, bolo e salgados, pelo centro de Manaus. Toda a semana são realizados encontros formativos com a ajuda de parceiros para orientá-las sobre questões de saúde, empreendedorismo, dentre outros, e que há um sonho de que elas se organizem em cooperativa ou associação para que possam crescer nessa atividade.
O projeto iniciou a partir da iniciativa da venezuelana Omaira Gonzales que já trabalhava com venda de café e foi até às irmãs da Pastoral do Migrante buscar apoio para ela e suas companheiras de trabalho. Ela coordena o projeto junto com as irmãs Scalabrinianas e afirma ter sido uma parceria que ajudou muito. Hoje estão organizadas em 8 grupos, nos quais recebem orientações diversas e doações, mas existem outras que querem na espera para adentrar um dos grupos. Conforme explica Omaira.
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus