Toda a população com mais de 6 meses pode tomar a vacina contra a gripe a partir de hoje (15). A ampliação do público foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (12).
Em nota, a pasta afirma que a orientação atende o pedido de estados e municípios, que podem utilizar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização. A meta segundo a publicação, é vacinar 90% da população.
O imunizante estava sendo aplicado apenas em idosos acima de 60 anos; crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); imunossuprimidos; indígenas; profissionais da saúde e da educação; pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades; profissionais de transporte coletivo e portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento; trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional; e população privada de liberdade.
Ainda conforme o Ministério da Saúde, a vacinação é fundamental porque reduz a carga da doença, principalmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. Até o fim de abril, pelo menos 253 mortes por gripe foram confirmadas no país.
A estratégia de vacinação contra a gripe foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacina é segura, efetiva e pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.
Com informações do Ministério da Saúde
Fotos: Divulgação/Ministério da Saúde