Nessa sexta-feira (12), agentes que participaram da Central Integrada de Fiscalização (CIF) Caminhos Seguros, autuaram sete estabelecimentos comerciais, entre bares, pousadas e casas de entretenimento, no Distrito Industrial e no Centro de Manaus. Em uma pousada, a notificação foi aplicada após ter sido identificada a presença de uma adolescente de 16 anos na companhia de um homem de 40 anos.
Durante toda a noite, a CIF, que é uma ação coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) realizou as ações em 17 locais.
Em um dos estabelecimentos, uma pousada, localizada na avenida Buriti, no Distrito Industrial, foi autuada por ter permitido a entrada de adolescente na companhia de um adulto. A jovem foi resgatada pelo Conselho Tutelar e encaminhada à residência onde mora.
O mesmo local foi notificado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para apresentar certidão de habite-se, alvará de funcionamento e alvará de localização.
No Centro, dois hotéis foram notificados pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), por estarem com o cadastro vencido. Um dos estabelecimentos também foi autuado pelo Corpo de Bombeiros por não ter apresentado o Auto de Vistoria.
Ainda no Centro, três bares foram autuados e multados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por ausência de licença ambiental para atividades de bar com uso de equipamento sonoro amplificador em área externa.
As ações são realizadas dentro do escopo da operação Caminhos Seguro, deflagrada em todo o país pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
As denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, do Disque 191 e do Disque 181, canal de denúncia da SSP-AM. As ligações são gratuitas e anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.
Com informações da assessoria
Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc