Na manhã desta quarta-feira,10 de maio, foi realizada a assinatura do termo de cooperação técnica e jurídica entre Cáritas Arquidiocesana de Manaus e Defensoria Pública do Estado do Amazonas. A iniciativa visa favorecer o acompanhamento processual ou criminal junto aos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes atendidas pelo “Projeto Içá – Ação e Proteção”.
O Projeto Içá atua no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes nos municípios de Manaus, Iranduba, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Novo Airão e Itacoatiara. O termo de cooperação tem um prazo de dois anos e atenderá vítimas e os responsáveis não abusadores das crianças e adolescentes.
Ouça a matéria em áudio:
De acordo com o Defensor Público Geral do Estado do Amazonas, Ricardo Paiva, a missão da defensoria é a prática do evangelho e de ajuda as pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Cardeal Leonardo Steiner esteve presente na atividade e assinou o termo de cooperação representando a Arquidiocese de Manaus. Em sua fala expressou gratidão pela parceria entre igreja e sociedade civil e ressaltou a importância do acompanhamento para a dignidade das vítimas.
A defensoria pública vai prestar consultoria e assessoria jurídica, mensal, para esclarecer as vítimas e responsáveis não abusadores, com informações, notificações entre outros, destaca a defensora pública Stéfanie Sobral.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar