27 toneladas de lixo são retiradas por dia na orla de Manaus

Os rios e afluentes de Manaus enfrentam um problema que ultrapassa as décadas, o lixo. Neles é possível encontrar de tudo, desde mato, garrafa PETs até carcaça de geladeira. A situação agrava em dias de chuva, quando o transbordamento afeta ruas e casas com os alagamentos.

De acordo com a Secretaria de Limpeza Urbana de Manaus (Semulsp) são recolhidas aproximadamente 27 toneladas de resíduos sólidos por dia da orla da capital. Os igarapés do Passarinho, Franco e do 40 são os que sofrem intervenções diárias de limpeza por conta da extensão, como explica o subsecretário da pasta, Jairo Santos.

A sujeira acumulada na orla é fruto do descarte irregular do lixo, jogado nas ruas. A população pode colaborar com a manutenção da limpeza da cidade, descartando o lixo nos locais adequados e denunciando os responsáveis por jogar lixo em locais inadequados.

Considerado um problema ambiental, a poluição da água gera alteração nas propriedades físicas e químicas deste recurso, além de causar mal cheiro, alteração da cor, e ocasionar doenças, como as de pele.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação / Semulsp