A 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil chegou ao fim nesta sexta-feira, 28 de abril. Foram 10 dias de atividade que contou com 22 sessões, uma pauta central, seis temas prioritários e 15 temas diversos discutidos entre os 326 bispos, em Aparecida, São Paulo.
Durante a assembleia foram eleitos os novos presidentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e os representantes das 12 Comissões Episcopais. Foram emitidas três mensagens, entre elas para o Papa Francisco. Coletivas de imprensa, Reza do Terço e Celebrações Eucarísticas foram realizadas diariamente na programação.
O novo presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, destacou que cada Assembleia Geral é um Pentecostes, um espaço de dons e do Espírito Santo.
Ouça a matéria em áudio:
Na sexta-feira a CNBB emitiu uma mensagem ao “Povo Brasileiro” reafirmando o compromisso profético com a Igreja do Brasil e a sociedade que enfrenta duras crises econômicas e culturais, como os Povos Indígenas e comunidades tradicionais. Problemas mundiais como a guerra entre Rússia e Ucrânia que já ultrapassa mais de um ano de confronto. Estes e outros assuntos em pauta foram destacados na mensagem.
Foram eleitos nomes de cinco representantes e três suplentes indicados do episcopado brasileiro ao Sínodo sobre a Sinodalidade. Estes serão submetidos à aprovação do Papa Francisco e divulgados posteriormente.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar