Nesta sexta-feira (28), a Receita Federal creditou as restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de lote residual de anos anteriores a 290.934 contribuintes. O pagamento é feito na conta bancária indicada na Declaração do Imposto de Renda ou por chave Pix.
Os lotes residuais são de contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências. O valor da restituição é atualizado pela taxa Selic a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.
Para consultar o lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”. Caso seja identificada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode corrigir as informações. O aplicativo do órgão para tablets e smartphones também permite consulta sobre a liberação das restituições e situação do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Caso o crédito não seja depositado na data, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O resgate deve ser feito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Declaração Imposto de Renda 2023
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda termina no dia 31 de maio. Quem não entregar a declaração dentro do prazo estabelecido estarão sujeitos a multas e outras penalidades.
A expectativa do governo é receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações em 2023, um aumento em relação ao ano anterior, em que foram entregues 36,3 milhões de declarações.
Com informações da Agência Brasil
Fotos: Agência Brasil