Educação financeira é vista como uma solução para combater o endividamento dos amazonenses

O endividamento já é um problema financeiro enfrentado por 50% da população amazonense.  Isso é o que aponta uma pesquisa do Serasa Experian. Tal cenário não preocupa apenas o bolso mas também a questão mental. Os dados indicam que 83% dos entrevistados possuem dificuldade para dormir por conta das dívidas.  E 78% possuem surtos de pensamentos negativos devido aos débitos vencidos.

Os números voltados ao endividamento preocupam e exigem uma mudança de comportamento financeiro por parte dos consumidores. Uma das soluções pode estar na educação. Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tramita um Projeto de Lei (PL) que pretende incluir a disciplina de educação financeira nas escolas da rede pública estadual.

A iniciativa ainda pretende incentivar a discussão de temas relativos ao empreendedorismo e economia criativa. O autor da proposta, deputado George Lins (União Brasil), relata que a disciplina já está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Atualmente, o Amazonas possui a segunda maior representatividade de inadimplentes do Brasil, com 52,67% da população adulta endividada. Este dado representa o equivalente a 1,5 milhão de pessoas no vermelho.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Freepik

Leandro Castro