Há 1 mês e meio, Manaus sofreu com as fortes chuvas do inverno amazônico e oito pessoas acabaram mortas após um desbarrancamento no bairro Jorge Teixeira, na zona leste. São 1.600 áreas de risco mapeadas na cidade, incluindo a área rural. Os dados são da Defesa Civil municipal. Conviver com o medo de situações como essa faz parte da rotina de moradores da Travessa Diana, no bairro Riacho Doce.
As más condições de drenagem da via preocupam e exigem intervenções urgentes, de acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Manaus, Caio André. A situação foi exposta ao demais parlamentares após solicitações de ajuda das lideranças comunitárias do bairro. Intervenções da Secretaria de Infraestrutura de Manaus (Seminf) são necessárias, pontua o parlamentar.
Em dias chuvosos, a rua costuma alagar e apresenta risco de deslizamentos. Um problema que se repete em outras zonas da capital amazonense. Para o vereador Everton Assis, do União Brasil, é necessário políticas públicas efetivas de habitação.
De acordo com a Seminf, equipes da secretaria trabalham, atualmente, na avenida G, do bairro Riacho Doce, mas a situação da Travessa Diana será verificada, ainda essa semana, por engenheiros. Momento em que será realizado um levantamento dos serviços necessários no local.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Emerson França – Dicom/CMM