Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira durante a 60° Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner destacou a pauta da Amazônia com seus desafios e riquezas. A reflexão do Cardeal é fruto de sua experiência episcopal na cidade de Manaus há 3 anos.
A pauta foi explanada pelo Cardeal Steiner que é Arcebispo de Manaus, Presidente do Regional Norte 1, Primeiro Vice-Presidente da Conferência Eclesial da Amazônia, e Presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Dom Evaristo Spengler, Bispo da Diocese de Roraima, Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica, Presidente da Comissão Especial Pastoral para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da CNBB e membro da Comissão Especial para a Amazônia.
O Cardeal Steiner destacou a acolhida do povo indígena, sua religiosidade que é muito característica, um jeito envolvente, que abraça, que se familiariza.
Ouça a matéria em áudio:
A população indígena Munduruku e Yanomami também enfrentam desafios como: o garimpo ilegal, desmatamento da floresta a contaminação por mercúrio, entre outras tragédias que ferem a dignidade humana.
As eleições para os cargos da CNBB continuam na manhã desta terça-feira, também como as coletivas de imprensa sempre às 14h horário Manaus, disponíveis nas redes sociais da CNBB.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar
Imagens: Padre Luis Miguel Modino – Assessor de Comunicação do Regional Norte 1 da CNBB