Nesta segunda-feira 24 de abril, os bispos darão início às eleições para 20 funções na Conferência Nacional dos Bispos, além da escolha de 4 membros da Presidência; 12 presidentes das Comissões Episcopais permanentes; 2 representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), um titular e suplente; e 2 bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma. A eleição acontece às 11h, horário Manaus.
A votação acontece de forma secreta, e segue alguns critérios como: a realização do voto deliberativo apenas aos bispos diocesanos, os bispos coadjutores votam, no entanto não são votados.
As eleições e deliberações seguem um estatuto e o regimento interno. No ato do voto, o bispo deverá apresentar a sua carteira eclesial e assinar a lista de presença. Tudo é feito com muita organização e transparência.
Para o bispo da Diocese de Borba, Dom Zenildo Pereira, a 60° Assembleia Geral dos Bispos do Brasil é um momento de partilha e comunhão fraterna.
Ouça a matéria em áudio:
Dom Zenildo fez memória da carta que os bispos escreveram à Santidade o Papa Francisco, e afirma que ele é uma referência e animador da igreja
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar
Imagens: Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1