Conferência das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas promove debate

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que os indígenas do Amazonas ultrapassam a marca de 160 mil pessoas, divididas entre 60 povos. A cidade de São Gabriel da Cachoeira é a que possui a maior população autodeclarada do país. Para atender esta parcela expressiva da sociedade amazonense é necessário políticas públicas.

Nesta quarta-feira, 19 de abril, data em que se comemora o dia dos povos indígenas, uma série de discussões ganha destaque. Elas estão em pauta na primeira Conferência Estadual das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas que acontece até hoje. O evento reúne 66 etnias, 12 federações e 93 associações indígenas do Estado. Para o diretor-técnico da Fundação Estadual do Índio (FEI), Luiz Braz, esta é uma oportunidade de aproximar o Estado das causas indígenas.

O objetivo do evento é também debater o etnodesenvolvimento dos povos originários, mantendo e fortalecendo suas formas de organização, assim como a busca para a solução de problemas enfrentados pela população indígena, como destaca a coordenadora da Associação dos Povos Indígenas do Amazonas (APIAM), Maria Cordeiro Baré.

A programação do evento reúne palestras voltadas ao debate de políticas públicas indigenistas e apresentações culturais. Durante a conferência no Centro Cultural Povos da Amazônia acontece a Feira de Artesanato Indígena com 15 artesãos do Yandé Muraki, com exposição e comercialização de obras.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação / Sepror