Corpo de Bombeiros alerta para importância da emissão do “Auto de Vistoria”

vistoria

Auto de Vistoria previne incêndios e pânico em estabelecimentos comerciais (Foto Divulgação)

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas – Cbmam faz um alerta aos proprietários de estabelecimentos comerciais e de edificações do Estado, para que emitam o Auto de Vistoria. O documento, além de comprovar se os locais seguem as normas de segurança contra incêndio e pânico, preservam a integridade física e material dos usuários e consumidores. As diretrizes são previstas na Lei de n° 2.812, de 17 de julho de 2003.

Entre os dias 27 e 28 de janeiro deste ano, o Corpo de Bombeiros notificou 47 estabelecimentos comerciais, na cidade de Manaus, após a constatação de irregularidades. Dentre elas, estavam a falta de sinalização de rotas de fuga em saídas de emergência, a inexistência dos Autos de Vistoria e extintores de incêndio vencidos.

O comandante-geral da corporação, o coronel Orleilso Ximenes, explica que o processo de emissão do documento é ágil e sem custos.

Em janeiro de 2013, um incêndio em uma boate, localizada no Estado do Rio Grande do Sul, matou 242 pessoas e feriu outras 636. Após a tragédia, a perícia constatou que o local não seguia a legislação de segurança. A ocorrência ficou conhecida como a maior tragédia em casas noturnas do país. O comandante ressalta que os proprietários podem realizar consultas na plataforma digital da instituição.

Durante as vistorias, são analisados itens como: as saídas de emergências, sinalização, iluminação, extintores, instalações elétricas e as condições gerais de funcionamento dos sistemas de proteção.

Para dar entrada no processo de licenciamento, o interessado deve ir ao prédio da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, localizado no bairro Petrópolis, na zona sul da capital amazonense.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar