Do mês de janeiro a 29 de março de 2023, Manaus registrou 418 casos notificados de dengue, uma redução de 37,5% em relação ao primeiro trimestre de 2022, quando houve o registro de 669 casos. Em relação aos casos confirmados, Manaus registrou 462 casos de dengue no mesmo período do ano passado, sendo que este ano o número é de 122 casos confirmados, com redução de 73,6%.
Nesta semana teve início o 1º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. A programação conta com a vistoria em mais de 25 mil imóveis. Realizado duas vezes ao ano, o LIRAa permite a identificação do nível de risco em Manaus e em cada bairro para as doenças transmitidas pelo Aedes. Os imóveis são selecionados por meio de amostragem, em 63 bairros dos distritos Sul, Norte, Leste e Oeste da capital, como explica o chefe da Divisão de Controle das Doenças Transmitidas por Vetores da Semsa, Alciles Comape.
A ação, realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-ILMD) e com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), mobiliza mais de 300 agentes nas vistorias residenciais, que envolvem ações de controle, prevenção, educação em saúde e coleta de larvas para fazer a identificação da espécie do mosquito.
Rádio Rio Mar
Foto: Arquivo/Agência Brasil