O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou nessa segunda-feira (10/04), o Parque Residencial General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona sul de Manaus, o local começou a ser construído em junho do ano passado para abrigar famílias de áreas de risco de alagação sob a intervenção do Prosamin+ nas comunidades da Sharp, bairro Armando Mendes, e da Manaus 2000. Este é o primeiro habitacional entregue pelo programa e um outro residencial de 72 unidades habitacionais com a mesma destinação já começou a ser erguido, no bairro Cachoeirinha.
Durante a entrega do residencial, o governador do Amazonas anunciou o maior programa de habitação para o estado, denominado Amazonas Meu Lar. A meta é alcançar mais de 22 mil soluções de moradia definitivas, sendo 20 mil novas unidades habitacionais, além da emissão de título definitivo para 32 mil propriedades. Do total de investimento, R$ 1,086 bilhão virá dos cofres estaduais e os R$ 2,836 bilhões restantes serão de programas de financiamento da Caixa Econômica Federal.
O novo programa do Governo do Estado será realizado por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), em conjunto com a Superintendência de Habitação (Suhab). A previsão é para ser executado em quatro anos. Entre 30 e 60 dias, segundo o Estado, será publicado o regulamento do programa que deve abranger as cinco faixas de renda já previstas em programas federais com os quais o Amazonas Meu Lar fará parceria.