“Ressuscitou, Aleluia, Aleluia, Aleluia”
Neste Sábado Santo os católicos celebraram a Vitória de Cristo sobre a morte, momento alto na Vida da Igreja e Festa Litúrgica mais importante. Em Manaus a celebração foi presidida pelo Cardeal Arcebispo Leonardo Steiner na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.
A celebração deu início na área externa da igreja com o Rito do Fogo. O Círio Pascal, que representa a Luz de Cristo, é acendido com o fogo novo. O celebrante crava no círio, cinco grãos de incenso que representam as santas chagas de Jesus. No círio estão a primeira e última letra do alfabeto grego, alfa e ômega que representa, o início e o fim de tudo, como disse Jesus. Também há o número do ano corrente que é o ano de 2023.
Após o rito, os fiéis entraram na igreja com as velas acesas e deu-se continuidade a celebração. A Liturgia da Palavra contemplou algumas leituras bíblicas e salmos sobre a história da salvação.
Em sua homilia Dom Leonardo foi enfático ao destacar a grande mensagem de Jesus por meio da sua ressurreição, a morte que vence a vida, a luz que ilumina as trevas e a vida nova.
O momento também foi marcado pela renovação das promessas batismais, todos foram convidados a acenderem as suas velas e assim como no dia do seu batismo, os fiéis renovam publicamente o seu compromisso cristão e profético.
A Vigília Pascal é a mãe de todas as vigílias, pois celebra a vitória de Cristo sobre a morte. A Páscoa será celebrada durante 50 dias até o Pentecostes, a Festa do Espírito Santo. Somente no dia de Pentecostes é que o Círio Pascal será apagado.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar
Imagens: Érico Pena