O Governo do Amazonas lançou, nessa quarta-feira 05/04, o Plano Safra 2023/2024 com ações direcionadas ao desenvolvimento do setor primário do Estado, com foco nas atividades de agropecuária, extrativismo e pesca. Ao todo, serão investidos R$ 3,72 bilhões nos próximos dois anos. O lançamento do plano ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na zona Centro-Sul de Manaus, e contou com a presença de, aproximadamente, mil produtores rurais.
- Instituições assistenciais do AM vão receber 300 toneladas de peixes na Semana Santa
- Projeto vai instalar 30 Casas de Cultivo Protegido no Tarumã Mirim
O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou que o programa tem por objetivo dar condições para os produtores rurais do Estado se desenvolverem.
O Plano Safra é uma ferramenta de planejamento e gestão, implementada no Estado para desenvolver atividades como o agronegócio e a agricultura familiar, possibilitando a consolidação de novas cadeias produtivas. Os investimentos vão contemplar ações e projetos nas áreas de assistência técnica, extensão rural, acesso ao crédito rural, capacitação de produtores rurais e apoio à comercialização da produção.
O titular da Secretaria de Estado de Produção Rural – Sepror, Petrucio Magalhães, afirma que o desenvolvimento dos municípios do interior é uma prioridade do programa.
A piscicultora Raimunda Carvalho, de 42 anos de idade, escoa sua produção da comunidade do ramal 14, localizada na AM-010. Ela afirma que plano vai trazer melhorias para o setor.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar