Aproveitando as brincadeiras motivadas pelo Dia da Mentira, a campanha Serasa Contra as Fraudes foi lançada para chamar a atenção sobre os vários tipos de golpes que afetam os consumidores no ambiente digital. Segundo a pesquisa de Fraudes Financeiras da Serasa, quase 40% dos brasileiros já foram vítimas de golpes financeiro, sendo as fraudes com cartão de crédito e débitos as mais comuns, aparecendo em 39% das respostas.
A campanha Serasa Contra as Fraudes foi lançada para chamar a atenção sobre os vários tipos de golpes que afetam os consumidores no ambiente digital.
Segundo a pesquisa de Fraudes Financeiras da Serasa, os principais golpes são as fraudes com cartão de crédito e débitos as mais comuns, aparecendo em 39% das respostas. A gerente da Serasa, Clara Aguiar, alerta a população.
Para 56% dos brasileiros, o medo de cair em uma fraude aumentou no último ano. O levantamento ainda revela que os golpes mais temidos, de acordo com os entrevistados, são a clonagem de cartão (46%) e a abertura de conta bancária (38%).
Cinco dicas de proteção a golpes digitais
- Desconfie de links ou mensagens maliciosas mesmo quando enviados por pessoas conhecidas. Aplicativos como WhatsApp e Telegram e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos, ofertas de acordos e boletos falsos.
- Se receber qualquer boleto por site ou aplicativo, não faça qualquer transação antes de verificar o documento no site da Serasa por meio do Validador de Boletos. Caso seja indicado que o código do boleto ou Pix não se trata de um meio de pagamento da Serasa, certifique-se das informações apresentadas e faça seu login no site ou app Serasa para verificar se há uma oferta disponível para negociação.
- Números de WhatsApp e páginas oficiais nas Redes Sociais apresentam um Selo de Verificação localizado ao lado do nome do contato. Tome cuidado para não confundir com emojis, utilizados para fraudar essa validação.
- Endereço eletrônicos oficiais devem possuir https com URL, cadeado na barra de navegação e inscrição de “site seguro”.
- Na dúvida, não clique: algumas mensagens despertam gatilhos emocionais nas vítimas, como a curiosidade, o sentimento de solidariedade, os benefícios, entre outros. Se receber mensagens como “Sua fatura do mês chegou” e “Temos uma oferta imperdível”, desconfie.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar