Forte chuva deixa a cidade de Manaus debaixo d’água, neste sábado

chuva

As zonas mais afetadas foram a Leste, Norte e Centro-Oeste (Foto Reprodução)

Uma forte chuva deixou a capital amazonense debaixo d’água na manhã desse sábado 25/03. Até o início da tarde, foram registradas 90 ocorrências pela Defesa Civil do Município, sendo a metade de alagamentos. Também houve ocorrências de desabamento de casas, comprometimento de estruturas e tombamento de árvores. A Prefeitura de Manaus colocou a cidade em estado de atenção.

O prefeito da Manaus, Davi Almeida, destacou que chuva deste sábado foi mais intensa do que a registrada no último dia 12, quando oito pessoas morreram soterradas na zona Leste.

As zonas da capital mais afetadas foram a Leste, que registrou 122 milímetros de chuva; a Norte, com 89 mm; e a Centro-Oeste, com 82 mm. No bairro Zumbi dos Palmares, na zona Leste de Manaus, duas crianças foram levadas ao hospital em estado grave, após serem soterradas depois que uma casa desabou. O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – Semseg, Sérgio Fontes, faz um alerta.

Na comunidade da Sharp, localizada no bairro Armando Mendes, também na zona Leste de Manaus, o desmoronamento de uma residência de madeira deixou dezessete famílias desabrigadas. As pessoas residiam no entorno da casa atingida e tiveram que ser retiradas do local e alocadas em uma escola municipal. As famílias foram atendidas pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania – Semasc.

O meteorologista Leonardo Vergasta afirma que a previsão é de chuvas acima da média nos próximos dois meses.

Em casos de ocorrências, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil por meio do Disck 199.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar