Foi realizado na manhã desta sexta-feira no Centro de Treinamento Maromba, o Seminário: Tráfico de Pessoas, uma realidade invisibilizada. A atividade foi promovida pela Rede Um Grito pela Vida – CRB em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o apoio do Instituto Religioso Bárbara Maix, Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS) e da Faculdade Católica do Amazonas.
De acordo com a articuladora da Rede Um Grito pela Vida na Região Norte e responsável pelo núcleo Manaus, Irmã Michele da Silva, o objetivo do seminário é capacitar e formar lideranças para que tenham um conhecimento aprofundado, sobre o tema. É uma realidade presente nos municípios do amazonas e os pais e responsáveis, não entendem as “oportunidades” como um risco para os seus filhos, destaca a irmã.
Para Amanda Ferreira, representante do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), é necessário desnaturalizar a situação do tráfico.
Ouça a matéria em áudio:
Na programação foram tratados os seguintes pontos: – Realidade do Tráfico de Pessoas na Região Norte: Tráfico de Pessoas para fins de exploração sexual, Realidade do Tráfico de Pessoas na Região Norte: Trabalho análogo ao de escravo, Ações da SEJUSC referentes ao enfrentamento ao tráfico de pessoas, Experiência do trabalho das Organizações da Sociedade Civil no enfrentamento ao tráfico de pessoas, Modalidades do Tráfico de Pessoas e Política e Plano Nacional e os Mecanismos de enfrentamento e fortalecimento da rede de proteção para o enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar